uma opinião sobre ...
Na quinta-feira passada aconteceu-me uma situação que me fez pensar sobre esta nova geração de adolescentes que esta para vir.
Ia muito bem a passar atrás de uma paragem de autocarros e vejo um rapaz (com o tal chamado “swag”, devia ser do 9º ano) a vir na minha direção de costas por estar a fugir de uma rapariga. Simplesmente o empurrei para a frente para não chocar contra mim e disse “tem cuidado oh puto” e continuei muito bem o meu caminho e oiço depois o grupo a dizer “ouviste o que aquela gaja disse” mas naquele tom de a gozar com o rapaz. Não foi esta situação que me perturbou porque é uma coisa perfeitamente normal, no meu tempo aconteciam as mesmas coisas.
Esta geração deixa-me desiludida, esta sem rumo, quase que diria perdida mas estou com esperança que com a idade venha a maturidade, a responsabilidade, o senso comum. Não vou generalizar, mas pelo que vê e se ouve há muitos que em casa não levam a educação adequada e não são as escolas que vão conseguir fazê-lo com as condições que o governo anda a impor-lhes. As escolas tentam mas os professores são humanos, não deuses e existem situações em que não há muito que se possa fazer. Porém não é essa a questão, é esta geração achar e pensar que já conhecem o mundo, que podem mandar nele, acharem-se superiores aos que não tem o “swag”. O que conhecem do mundo não é nada, são ainda uns “bebés” a tentarem já pensar como gente e acredito que se aparecessem certas situações em que não vissem nenhuma solução iam sentir-se impotentes, com o seu estilo e a sua maneira de agir a valer de nada. Os rapazes sem respeito pelas raparigas, as raparigas a vestirem-se só para as fotos, onde irá parar esta geração?
A situação do país também não ajuda porque os que têm “swag” tem que ter roupas de uma determinada marca para serem aceites na sua sociedade e os que não têm dinheiro? São postos de lado por se vestirem normalmente. Eu não conheço nenhuma situação mas tenho quase a certeza que devem existir pré-adolescentes que são vítimas desta nova moda e mentalidade e são obrigadas a ficar de parte porque os pais vivem em dificuldades, são obrigados a ver a quem antes chamavam amigos afastarem-se por agora estes serem aceites e eles não.
Não sou contra as novas modas, só estou a expressar a minha opinião. Há modas inofensivas mas há outras que afetam os que estam em redor e esta se calhar é uma dessas. Aos olhos destes o mundo é tão colorido e bonito e são os maiores mas são apenas crianças quem precisam de crescer e compreender que a vida custa a viver neste mundo.