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23
Mar20

Jornada de Amor Próprio - 5 dias de sensações

alma de bii yue

Estou nesta jornada de transformação com todo o meu coração. 

Amor próprio é uma tema bastante falado nos dias de hoje em dia, mas há uma tendência de pôr demasiada pressão num tema e consequentemente em nós próprios. Não é algo que apareça de um momento para o outro, é um trabalho continuo e sem um fim. Porque há cada dia que passa estamos a reescrevermos-nos, a aprender, a viver. 

São afirmações, visualizações, contemplações. Capacidade de abertura para nós deixarmos sentir (tanto o bom, como o mau). Mudar o pensamento e a conversa connosco mesmo. Consciencialização que há passos em frente, passos atrás para se conseguir dar novamente passos em frente. Estarmos dispostos a implementar novos hábitos, mudar outros e "banir" outros tantos. Aprender a dar atenção ao nosso corpo e mente, saber ouvir e interiorizar as aprendizagens que vão sendo aprendidas.

O nosso corpo diz-nos muita coisa, mas nem sempre estamos dispostos a ouvir ou aceitar.

Tenho aprendido bastante, por isso trago-vos um pequeno desafio de 5 dias. 

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Dia 1 - o olhar no espelho

O simples gesto de olharmos-nos ao espelho. Mas não aquele olhar rápido para ver se esta tudo no sítio e estamos em condições de sair à rua. Um olhar introspetivo, com consciência, com presença. Olhar para o corpo e apreciar o que menos gostamos, abraçar o que gostamos. Olhar não só para o nosso exterior, mas também para o nosso interior. Ver para além do corpo físico, ver também o nosso interior. Trabalhar em afirmações, enquanto olhamos para o nosso reflexo.

Antes de fazer o exercício, já sabia que ia chorar e sorrir. E assim aconteceu. Nua, em frente ao espelho. A percorrer cada curva, a admirar as partes físicas que mais gosto e abraçar as que menos gosto. Sorrio e numa questão de segundos, nesta observação, as lágrimas começam a cair. Abraço-me. Sentimentos fortes de amor, gratidão, aceitação. Entre sorrisos e lágrimas sinceras, repito para mim mesma, frases que me disseram e levo para a vida. E daí parte uma conversa de comigo mesma, a assimilar todas as emoções, a dar coragem a mim mesma. Tinha colocado uma música ambiente e acabei por me levar por esse ritmo. 

Quando experimentei este exercício foi num dia em que o meu coração ficou pequenino, e estava realmente a precisar daquele momento para tomar consciência do meu poder e valorizar-me.

Dia 2 - carta de amor a nós próprios

Durante o dia temos mil e um pensamentos, tanto positivos como negativos. No entanto, a nossa mente tem tendência a agarrar-se ao negativo, em vez de se focar no positivo. O nosso consciente e inconsciente têm um grande poder e a maneira como deixamos esses pensamentos afetar-nos é importante. É daí que que vêm muitas crenças limitadoras, que acabamos por tomar por verdadeiras.

O exercício de hoje é escrever uma carta de amor a nós próprios. Sobre o que gostamos em nós mesmos, as nossas qualidades, os nossos pontos fortes, pelo que estamos gratos, o quão incrível somos. No fim lê em voz alta a ti mesmo, sente esse poder.

 

Escrevi uma folha inteira. O que custa é começar, depois tudo vai fluindo.

"Ama-te, deixa-te envolver nas memórias que te aquecem o coração, ..., de sentires por uns breves segundos que tudo esta certo..."

Dia 3 - um cheiro que te faça sentir bem (óleo essencial, vela, perfume, incenso)

Quando sentimos um cheiro agradável que nos faz sentir bem, o nosso cérebro leva-nos a essa memória, que nos enche de alegria e conforto. É uma associação poderosa. Enquanto estamos envolvidos nesse cheiro, o objetivo é reler a carta de amor que se escreveu. Deste modo o nosso cérebro irá criar uma associação. Numa altura em que nos sintamos mais em baixo, ao cheirar esse cheiro escolhido, o nosso cérebro que criou uma ligação, irá levar-nos a carta.

Escolhi dois cheiros, são os que ando viciada neste momento. Vela de lavanda e incenso de menta. Não tenho nenhuma memória em especial, apenas me fazem sentir confortável e levar-me a boas memórias de pequenos momentos.

Dia 4 - meditação ativa com movimento

Existem dois tipos de toque. O sexual que a sociedade evita falar em que o objetivo final é prazer sexual, para além de todo o toque no processo. Que já por si é um ato de amor próprio, apreciação e ativar pontos chaves que nos deixem excitadas (os). O toque "de vaidade" quando se esta constantemente a tocar no corpo por apreciação. A sociedade tenta reprimir estes comportamentos, mas o corpo é nosso e demais ninguém! O toque no nosso corpo é amor próprio pela apreciação, valorização, consciência e conhecimento de cada canto deste corpo físico. 

Este exercício é uma meditação, mas é ativa e com movimento. Coloca uma música ambiente, senta-te numa posição confortável. Fecha os olhos e respira profundamente pela boca 3x. Sente o ambiente ao teu redor, entra na sintonia da música de fundo. Coloca as mãos sobre as pernas. Começa por sentir onde estas sentada(o), se é diretamente no chão num tapete de ioga, um tapete, em cima da cama e tens um edredon, numa cadeira ou sofá e tens o tecido de que é feito. Sente essa sensação nas tuas coxas, pernas e pés. Sente também a fibras da roupa na tua pele, que sensação te traz, como te sentes. Gentilmente com as tuas mãos vais subir pelas pernas, sentindo esse toque no teu corpo. Na barriga e para por uns momentos para sentires essa energia. Vai subindo gentilmente e ao teu ritmo pelos braços, ombros. Pelo peito dando e sentindo o teu amor próprio. Na tua cara, nos teus cabelos. Quando sentires-te satisfeita(o), roda gentilmente os ombros para a frente e para trás, e a seguir a cabeça. Mexe a parte superior do teu corpo ao ritmo da música, deixa-te fluir. Quando te sentires satisfeita(o) e preparada(o), para e assimila o que sentiste até agora neste momento presente. Respira profundamente e abre os olhos gentilmente.

Meditações ativas para mim são onde me sinto realmente conectada com o meu corpo e a minha mente. Conseguir sentir o ambiente, as sensações no corpo, movimentar-me e deixar fluir. Não só a minha mente vagueia menos, como não estou só focada na minha respiração, mas principalmente nas sensações e consequentemente nas emoções que vão irrompendo. 

Dia 5 - comer atentamente

Há muitas emoções associada a comida. Temos uma tendência para exagerar a comer ou nem sequer comer e pomos de lado o verdadeiro propósito que a comida têm. Para nutrir o nosso corpo. 

O exercício é comer que gostamos, o que nos deixa a sentir tão bem. O objetivo é comer com atenção, consciência e gratidão, em vez de vergonha ou arrependimento que acaba por afetar a nossa energia. Agarra na tua "treat" e coloca na tua mão esquerda. Observa, que cores tem, é suave ou áspero, que cheiro tem, é quente ou frio, o quanto pesa, faz a tua barriga rugir por antecipação. Pratica a gratidão por todo o caminho que percorreu até este momento, quem preparou, as origens. Agradece por todos essas etapas, pelos nutrientes que provêm do que irás comer, ao universo. Coloca na boca e antes de mastigares e aprecia o sabor, a que sabe. Fecha os olhos, aprecia e aproveita essa experiência.

O que escolhi foi panquecas feitas por mim. Desde que aprendi a fazê-las e com ingredientes mais saudáveis, não quero outra coisa. Costumo rechear com iogurte e a fruta que tiver à mão. É uma experiência diferente, temos que estar dispostos a querer mudar aos poucos. Ir praticando a gratidão e aos poucos vamos enraizando os hábitos na nossa ida.

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E tu? Vais embarcar neste 5 dias de sensações?

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biiyue, sou uma adulta a descobrir como viver a vida.
uso as palavras e imagens para me expressar. a jornada de desenvolvimento e cura pessoal é o que me faz lutar para descobrir do que mais sou capaz.
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se ressoar, sê bem-vind(o-a) e fica o tempo que precisares 🌟

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